Quantidade de Páginas visitadas

Apresentação

Veja no mapa




Identificação
Localização
Histórico
Imagens

1.1 Identificação


Fachada Colégio 2013

    
Fachada Colégio 2010 a 2012.





          O Colégio Estadual Nereu Perondi – Ensino Fundamental e Ensino Médio, situa-se na Rua  Duque de Caxias, nº1410, bairro São Francisco, zona urbana, no município de Ampére – Pr (cód. 00100).
Tem como dependência administrativa o código 00408. Pertencendo ao Núcleo Regional de Francisco Beltrão (código 12), situando-se a uma distância de 60KM do mesmo. Sua entidade mantenedora é o Governo do Estado do Paraná. O ato de autorização do Colégio está registrado pela RES nº 2713/97 de 18/07/97, o Ato de reconhecimento é de 14/07/00 com a RES nº 1990/00 , o Ato de Renovação do Reconhecimento é de 17/03/2009 com a RES nº 41/2009 e o ato administrativo de Aprovação do Regimento Escolar é de 17/12/2001 com o nº 355/2001.
O Colégio oferece como Modalidade o Ensino Fundamental de 6º a 9º Ano, dividido em dez turmas, com horário de funcionamneto das 07h30 às 11h55, no período Vespertino conta com mais dez turmas, das 13h00 às 17h25,  totalizando 20 turmas no período diurno. Também o Colégio oferece o Projeto Mais Educação, Sala de Recurso, Sala de Apoio.
No período Noturno, o horário de atendimento é das 19h00 às 22h30 com Educação de Jovens e Adultos (EJA) - presencial Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio.
Atualmente, constam abertas 33 turmas com um total de 760 alunos matriculados.




1.2 Localização


O Colégio Estadual Nereu Perondi – Ensino Fundamental e Médio, situa-se na Rua Duque de Caxias, 1410, Bairro São Francisco, no município de Ampére – PR. Tendo como ponto de referência o Hospital Santa Rita e a AABAM.



1.3 Histórico


            A idéia de criação deste colégio surgiu quando o Prefeito Municipal Rui Luquini, em conversa com o professor Demétrio Fiorelli sendo este o então diretor do Departamento Municipal de Educação Cultura e Esporte, observaram o grande número de pessoas que procuravam por Ensino Supletivo.
Do dia 14 de outubro de 1996 foi solicitado ao Departamento de Ensino Supletivo (DESU) da SEED, a criação da Escola. No mês de janeiro de 1997, foi comunicado que a escola tinha sido autorizada a funcionar, bem como a fazer matricula. Foi convidado, então, o professor Demétrio Fiorelli, para assumir a direção da nova Escola, cujo 1º nome Escola Estadual Novo Horizonte – Ensino de 1º Grau – Supletivo, foi sugerido pela então diretora da APAE, Solange Maria Geise Hoffman e a partir do dia 1º de fevereiro do mesmo ano iniciaram-se então as atividades, encaminhando a SEED o pedido de autorização de funcionamento, o Plano Curricular e o Calendário Escolar.
No início, era 208 o número de alunos matriculados, divídidos em cinco turmas. O primeiro Conselho Escolar foi criado no dia 03 de março de 1997, integrado pelos seguintes nomes: Beatriz de Carli (professora), Alcione Rosa de Oliveira (professora), Giovana Facchi Parisotto, (representante dos funcionários) e Lacir Fátima Pompermaier, representante da comunidade. A partir de julho do mesmo ano o estabelecimento passou a denominar-se, Centro Estadual de Educação Básica para jovens e adultos – Novo Horizonte – Ensino Fundamental.
O ensino médio foi autorizado a funcionar no início do ano de 2000. O número de matriculados incialmente foi de 160 alunos divididos em quatro turmas. Neste mesmo ano foi extinta a Escola Estadual Pe. Antonio Vieira, da Linha São Paulo e a partir daí os alunos começaram a freqüentar este estabelecimento. Ainda neste ano o curso regular de 5ª à 8ª séries, iniciou função nos turnos matutino e vespertino.
No dia 18 de abril do mesmo ano, à partir da autorização de funcionamento do Ensino Médio, o estabelecimento passou a denominar-se COLÉGIO ESTADUAL NOVO HORIZONTE – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, pela resolução 1335/2000.
Abaixo destacamos aspectos históricos da escola, começamos pelo seu nome que segue a seguinte ordem:
1º Nome: ESCOLA ESTADUAL NOVO HORIZONTE - EPG – SUPLETIVO
2º Nome: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS “NOVO HORIZONTE” ENSINO FUNDAMENTAL
3º Nome: COLÉGIO ESTADUAL NOVO HORIZONTE – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
O primeiro Conselho Escolar foi criado aos 03 de março de 1997, integrado pelos seguintes: Beatriz De Carli (professora) e Alcioneide Rosa de Oliveira (professora), Giovana Facchi Parisotto, representante dos funcionários, Sandra Marcon Batista e Gilton Tonelo, representantes dos alunos e Lacir Fátima Pompermaier, representante da comunidade.
A primeira Associação de Pais e Mestres foi fundada em 31/03/97 e sua diretoria ficou assim constituída: Presidente: GENI SALVON BORTOLI, Vice-Presidente: IDANIRO DELLANI, Secretária: ONIRA DE FÁTIMA CARVALHO, Tesoureiro: VALDIR DA SILVA SANTOS, Diretor Social: JAIR CAMARGO DA SILVA, Diretor Cultural: BEATRIZ DE CARLI, e Diretor de Esportes: VALDECIR MORGEROTH.
A Escola foi autorizada a funcionar oficialmente em 08 de junho de 1997, pela Resolução nº 2.713/97, válida por dois anos, com implantação gradativa, assinada pela Diretora Geral da SEED Mirian de Fátima Zaninelli Wellner - Secretário de Estado da Educação. Segismundo Morgenstern - Governador do Estado Jaime Lerner.
A partir de julho o Estabelecimento passou a chamar-se: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - NOVO HORIZONTE - ENSINO FUNDAMENTAL.
No ano de 2000, tendo em vista o grande número de alunos, bem como a anexação da Escola Estadual Pe Antonio Vieira, de Linha São Paulo, por falta de salas de aula o Estabelecimento passou a funcionar no prédio Municipal da Escola Dr.Caetano M.da Rocha, Bairro São Francisco, Rua Souza Naves, 1501.
O Ensino Médio foi autorizado a funcionar no início do ano 2000. Iniciou com 160 alunos, em 04 turmas. Neste ano foi extinta a Escola Estadual Pe. Antônio Vieira, de linha São Paulo, e os alunos passaram a freqüentar este estabelecimento. Neste ano iniciou também o Curso Regular de 5ª a 8ª séries, nos turnos manhã e tarde.
O Colégio conta com as seguintes dependências: 06 salas de aula no período diurno e 11 no período noturno, 04 banheiros totalizando 14 sanitários, 01 banheiro para portadores de deficiência, 01 sala de recepção, 01 sala de secretaria, 01 sala de coordenação pedagógica, 01 sala de direção, 01 sala de professores, 01 cozinha, 01 depósito para merenda escolar, 01 depósito para material de limpeza, 01 laboratório de Ciências, 01 laboratório de informática, 01 Laboratório de informática do Programa Proinfo (em andamento), 01 biblioteca, 01 almoxarifado, 01 lavanderia, utilizamos o ginásio de esporte da Praça dos Arcos que fica em frente ao Colégio, saguão e pátio são utilizados em dualidade com a Escola Municipal Caetano Munhoz da Rocha.
Atualmente a escola conta com a colaboração de mais de 60 funcionários que se revezam em três turnos para atender 690 alunos distribuídos entre Ensino Fundamental, EJA presencial e APED'S.
No ano de 2002 após eleição junto a comunidade escolar, sendo que, foi a primeira vez que existiu eleição pela comunidade antes era por indicação. Ficou eleito para o cargo de diretor o Professor Demétrio Fiorello o qual convidou para a função de vice diretora a professora Gilmara Aparecida Schran, tendo como sercretária Leda Sponchiado Borsatti. Em setembro de 2003 foi aprovada a aposentadoria do atual Diretor, assumindo assim a direção do estabelecimento a Vice diretora, concluindo o mandato de 2003 a 2005 e tendo como diretora auxiliar a professora Tamara Cristina de Oliveira Marchiori e a professora Rosebeli de Araujop Miranda e ficaram até o fim de 2004. Em 2005 ficou na direção somente a professora Tamara.
Aos 25/11/2005, ocorreu nova eleição para diretores  onde a professora Gilmara  Aparecida Schran foi eleita como diretora  no mandato de 2006 à 2008, a qual convidou para o cargo da vice direção a professora Ivete Ana Gregol Angonese e secretária Claudete Ines Zabot.
No ano de 2008 foram eleitos para o cargo de diretor o professor Delvino Tadiotto e para Diretora Auxiliar Ivete Ana Gregol Angonese, mandato este de 2009 à 2011 e tendo como secretária Claudete Ines Zabot. Em 2011 teve eleição para diretores e  teve a releição no professor Delvino Tadiotto, vice -diretora Ivete Ana Gregol Angonese e a secretária Claudete Ines Zabot, mandato de 2011 a 2014. Até o momento, muitas foram as dificuldades superadas e as conquistas idealizadas, como, falta de espaço físico, salas de aula, secretaria. Iniciou-se então a solicitação junto ao Estado para a construção da unidade deste Colégio. Por muito tempo nossos alunos estudaram em salas alugadas, tendo de atravessar a rua ao lado do colégio nos horarios de entrada , saídas e intervalos.
No ano de 2009 recebemos a boa notícia da construção da unidade própria do colégio, onde em setembro de 2010 mudamos para a sede definitiva do Colégio Estadual Novo Horizonte - Ensino Fundamental e Medio, hoje, nominado de Colégio Estadual Nereu Perondi.
Contamos atualmente com 85 profissionais da educação atuando neste estabelecimento, entre eles direção, professores, pedagogos e Agentes Educacionais I e II. Além da oferta de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Médio, contamos com turmas de CELEM, Sala de Apoio, Sala de Recurso, E-Tec Brasil e Atividades complementares de contraturno, Projeto Mais Educação.


1.4 Imagens

















  Apresentação do Colégio


Sala da direção

Sala da direção

Biblioteca

Biblioteca

    

Laboratório de informática - PROINFO          







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito